quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Tudo o que você queria saber sobre Botox®, mas tinha medo de perguntar


Talvez dos procedimentos minimamente invasivos, a aplicação de toxina botulínica é o mais realizado, porém que leve a muitas dúvidas dos seus usuários.
Primeiro devemos saber que Botox® é um nome comercial e que existem outras marcas tão boas quanto. Por isso aqui iremos usar o termo toxina botulínica.
A toxina botulínica usada é refinada e purificada, sendo seguro o seu uso na forma recomendada. Sua ação é paralisar, temporariamente, a musculatura.

Dúvidas:

  • A toxina botulínica previne o aparecimento de rugas?

Sim, como sua ação é paralisar a musculatura na área injetada, e as marcas de expressões e rugas são formadas pela contração da musculatura facial, a paralisia destes músculos tende a disfarçar ou até fazer desaparecer rugas já existentes.


  • Por causar paralisia, pode me deixar com a sensação de dormência ou com a expressão congelada?

A toxina não afeta os nervos que levam a sensibilidade, somente a função motora, por isso não dão dormência.
Mas com o uso indevido (em excesso) ou por falta de experiência, pode deixar com uma face sem expressão, com a testa totalmente congelada. A toxina bem administrada torna as expressões mais suaves, sem paralisa-las totalmente. Por isso o tratamento com um profissional experiente é recomendado.


  • A aplicação doí?

Como qualquer produto injetável, sua aplicação pode ser incomoda, principalmente para os mais sensíveis, porém é bem tolerada. Pode ser oferecido aos pacientes o uso de gelo ou de pomadas anestésicas antes do procedimento, afim de minimizar esse incômodo.


  • Existem efeitos adversos?

Como todo medicamento, existe efeitos adversos. Porém estes tendem a ser discretos e passageiros. A queda da pálpebra (ptose) é uma das complicações mais frequentes, e geralmente melhora com 2 semanas. Pode haver uma vermelhidão passageira nos locais aplicados.


  • Por que o tratamento é caro?

Depende do que você acha caro.
A toxina botulínica vem em frascos na forma de pó, e este precisa ser diluído para ficar na forma para ser aplicado. Existem denúncias de médicos, e alguns não médicos, que diluem exageradamente a toxina afim de ter mais para usar em várias pacientes. Outros aplicam quantidades insuficientes para também haver mais sobra.
Como falamos no post sobre o valor da cirurgia plástica, cada médico é livre para cobrar o que acha de seu direito. Porém desconfie de preços abaixo do praticado no mercado. O seu resultado dependerá também de quem estiver do outro lado da seringa, pense nisso.
  • Quando é a idade para se usar?

Não se deve iniciar tão precocemente, pois sabe-se que com o passar do tempo o paciente desenvolve alguma tolerância, diminuindo o tempo de efeito. Deve iniciar o uso quando existem marcas de expressão iniciando sua formação, ou quando estas marcas começam a incomodar a pessoa que as carrega.


  • Quanto tempo dura o efeito?

Isto pode variar de paciente para paciente, mas é considerado aceitável um resultado que dure entre 3 a 6 meses.


  • Minhas amigas vão saber que eu uso?

Sim e não. Um bom resultado vai te deixar com aparência descansada, renovada e até mais jovem. O que pode denunciar é quando a testa fica lisa e brilhante, ou quando não se contrai a testa ou os pés-de-galinha quando se esta rindo.


  • O que posso esperar para o dia seguinte a aplicação?

Não espere muita coisa. Os resultados devem iniciar a aparecer após alguns dias e só se estabelecem depois de 2 semanas, geralmente. No dia seguinte é observado alguma vermelhidão em alguns pacientes. Quando se faz uso de antiinflamatórios e aspirina nos dias anteriores a aplicação, pode se formar pequenos hematomas nos locais de aplicação. O uso de maquiagem disfarça essas marcas.

Espero ter tirado as dúvidas de vocês. Mas se apresentarem novas dúvidas, postem abaixo que respondo com maior prazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário