terça-feira, 19 de junho de 2012

Qual o valor de uma cirurgia plástica?

Antes de qualquer coisa devemos saber que o médico cirurgião plástico oferece um serviço e por isso é livre de estipular um valor que o mesmo acha justo para tal serviço.

Geralmente quando consideramos uma cirurgia de valor muito elevado não levamos em consideração as responsabilidades assumidas por esse médico em relação ao seu paciente, onde o mesmo se torna responsável direta e indiretamente pela vida do seu paciente.

Além disso devemos levar em conta o tempo disponibilizado para tal cirurgia. Quando falo por tempo, não é só o tempo do ato cirúrgico, mas devo lembrar que por todo período pós-operatório o cirurgião deve dar atenção aquela paciente, sendo que em geral a paciente ocupa horário no consultório uma a duas vezes por semana por um ou dois meses, para retirada de pontos, curativos e outras orientações gerais.



Considerando todos estes fatores deve ser lembrado que para se tornar cirurgião plástico, aquele médico cursou por seis anos uma faculdade de medicina, sendo o vestibular mais concorrido de todas as faculdades em nosso país. Após estes seis anos de muito estudo, este médico realiza concurso também muito disputado para residência de cirurgia geral, por um período de dois anos no mínimo. E só então, após novo concurso, também muito disputado, o mesmo realiza a residência em cirurgia plástica, totalizando 11 anos de formação. Ao final da residência em cirurgia plástica é realizada uma avaliação pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, onde se houver êxito, há a obtenção do Título de Especialista pela Sociedade de Cirurgia Plástica.
Explicado tudo isto, podemos discutir como é estipulado os valores de uma cirurgia plástica qualquer.

Lembrando que o próprio cirurgião deve estipular o quanto acha justo cobrar por seu serviço prestado,  o total de um orçamento de uma cirurgia é composto por alguns itens:

1) Hospital ou Clínica onde será realizado a cirurgia. As tabelas de valores hospitalares variam amplamente de hospital para hospital, sendo acrescido valores quando solicitamos alguma medicação fora do padrão daquele hospital. Em alguns hospitais, a sala de cirurgia é cobrada por um período de tempo pré-estipulado, e quando passado este período é cobrada uma multa, geralmente de hora em hora.

2) Próteses fazem parte do orçamento. Devemos lembrar que as próteses mamárias de boa qualidade são de valor elevado, com valores entre 1600 a 3000 reais, e que algumas cirurgias não são realizadas sem elas.

3) Equipe cirúrgica. Esta é composta por, além do seu cirurgião plástico principal, pelo cirurgião auxiliar (que também é um cirurgião plástico), do médico anestesista e da instrumentadora cirúrgica. Algumas vezes, em grandes cirurgias ou em associações de cirurgias, mais de uma auxiliar se faz necessário. A importância do auxiliar não é somente para ajudar o cirurgião, como também poder assumir a cirurgia sem acrescentar risco a paciente se algo acontecer ao cirurgião principal. Por isso o auxiliar também é um cirurgião plástico.

 


Alguns cirurgiões optam por receber menos e operar em um volume maior, acumulando várias cirurgias naquele mesmo dia, oferecendo então facilidades e barateamento do seu orçamento para seus pacientes. Como eu disse anteriormente, o cirurgião é livre para cobrar o quanto acha justo, mas fica aqui a reflexão para quem prefere ser operado pelo preço mais baixo, onde o cirurgião pode delegar a seus auxiliares algumas decisões principais de sua cirurgia enquanto em outra sala a próxima paciente esta sendo preparada, ou então este apressa-se a realizar sua cirurgia para logo acabar e iniciar a próxima e assim por diante, não dando atenção a pequenos detalhes para o melhor "acabamento"de sua cirurgia (desculpe o termo chulo).

Pense nisto quando for realizar sua cirurgia plástica, e sempre procure um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Fico a disposição para tirar qualquer dúvida (é só incluir nos comentários ou mandar pelo email mattherdy@me.com).




Nenhum comentário:

Postar um comentário