terça-feira, 5 de junho de 2012

Hidrolipo, minilipo, lipo light, HLPA, lipoaspiração - existe diferença?

Devido aos últimos acontecomentos, foi extremamente divulgado na mídia, conteúdo sobre lipoaspiração. Foi ocorrido uma fatalidade após tal procedimento, deixando as pacientes e futuras pacientes receosas sobre tal procedimento.

Após tal fatalidade, foi comum algumas pacientes questionarem quanto a segurança da lipoaspiração, e se a lipolight ou a hidrolipo, que tem sua realização em consultórios por alguns colegas, serem mais seguras que tal procedimento. A confusão sempre acontece pois o "marketing" que feito para tais procedimentos é comum, ainda mais após tal episódio fatídico. Porém não se confunda! Entenda o que são estes procedimentos no post a seguir.

Muitas pacientes chegam ao consultório procurando um tratamento para suas gordurinhas localizadas, porém apresentam muitas dúvidas sobre os tipos de procedimentos por causa da grande mídia que alguns apresentam.


Alguns colegas, como jogada de marketing, apresentam a hidro lipo, ou a HLPA, ou lipo light, etc, como se fosse um procedimento diferente da lipoaspiração, com menos custo e resultados fantásticos, alguns chegando a apresentar em suas propagandas resultados do tipo antes-e-depois, totalmente  antiéticos. Outra jogada de marketing, a fim de se ganhar mais dinheiro, é fragmentar o procedimento em vários, como por exemplo dizer ao paciente que é mais seguro realizar primeiro a aspiração do flanco e alguns meses depois o abdome e assim por diante, parecendo ao paciente que um procedimento é menos caro e tem recuperação mais rápida, além do médico oferecer a realização em seu próprio consultório, parecendo ao paciente que este é uma cirurgia com menos ou sem riscos. Alguns colegas mais inescrupulosos chegam a dizer que tais procedimentos não são cirurgias, e que as pacientes não precisam se afastar de suas atividades regulares.




Para esclarecer de uma vez por todas estas questões vou simplificar em uma única frase: estes procedimentos citados são lipoaspirações e necessitam ser tratados com seriedade. A hidrolipo, HLPA, lipo light, etc são os mesmos procedimentos mascarados em nomes comerciais para "vender" como produto mais aceitável e menos arriscado, sem necessitar de grandes preparações, mas se enganam as pacientes achando que não existem riscos.



Qualquer procedimento cirúrgico de grande porte, como a lipoaspiração  (lipo light, HLPA, hidrolipo também são considerados de grande porte, pasmem) deve ser realizado na segurança de um centro cirúrgico acompanhados de um anestesista, assim como uma equipe especializada em cirurgia plástica, membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Além de ter sido realizados exames pré-operatórios, como exames de sangue, de imagem e avaliação cardiológica.


Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica mostrou que as complicações acontecem na maioria dos casos quando realizados sem devidos cuidados e por "profissionais"não qualificados (não cirurgiões plásticos - como ginecologistas, cirurgiões gerais, médicos estéticos, etc.).



Então não se esqueça, sempre perguntar seu cirurgião se ele é cirurgião plástico, credenciado à sociedade, se a cirurgia vai ser realizada em um hospital adequado (com suporte para qualquer eventualidade), e se um anestesista vai acompanha-lá. Se houver alguma dúvida pode verificar o credenciamento de seu médico no site da SBCP. Estou a disposição para qualquer esclarecimento em meu email: mattherdy@me.com ou medbeauty@ig.com.br.



Nenhum comentário:

Postar um comentário