quinta-feira, 31 de maio de 2012

Contorno Corporal - o que a cirurgia plástica pode fazer por você.


As mulheres, principalmente, estão sempre preocupadas com aquelas gordurinhas localizadas e a cintura que tende a desaparecer quando estão um pouquinho acima do peso. Existem várias técnicas na cirurgia plástica para melhorar a área do tronco (abdome e dorso). Aqui vamos explicar os procedimentos para melhorar o contorno corporal e quando são indicadas.


Começaremos discutindo a lipoaspiração. Este procedimento visa retirar a gordura de áreas onde o seu acúmulo mascara o contorno do corpo, como dorso, cintura, e abdomem. A gordura é retirada através de cânulas com espessura mais fina que uma caneta esferográfica, por incisões camufladas em locais estratégicos,como na linha do biquini, dentro do umbigo, etc., que ao cicatrizarem ficam imperceptíveis. A lipoaspiração é um ótimo método para paciente com boa elasticidade de pele, e com pouca gordura localizada, uma vez que a retirada em excesso pode gerar uma acentuação da flacidez cutânea, por isso a lipo é muito indicada em pacientes jovens e consideradas magras.
Devemos também explicar que existem diferentes nomes usados hoje para a lipoaspiração, numa tentativa de atenuar a complexidade deste procedimento cirúrgico e torna-la mais comercialmente aceitável. Os nomes mais usados são: lipoescultura, hidrolipo, HLPA (hidrolipoplastia), lipo light, etc. Estes nomes são todos os mesmos procedimentos, somente levam esta nomenclatura para ter melhor aceitação do público.
Para pacientes com alguma flacidez, porém não acentuada, e gordura localizada, podemos indicar o lipominiabdome, que consiste na lipoaspiração associada a uma retirada de um pouco de pele sobre o púbis, com extensão da cicatriz semelhante a uma cesariana. A cicatriz, igual a uma cesariana, fica sobre o pubis na área da calcinha feminina, sendo totalmente escondida por esta. O lipominiabdome é muito bom quando a paciente não tem flacidez acima do umbigo, uma vez que a tração da pele não chega a este segmento.
Por último, temos a abdominoplastia, que é indicada quando a flacidez abdominal é mais acentuada e existe gordura localizada ou não. Algumas pacientes apresentam também um afastamento dos músculos abdminais centrais (reto abdominal), que enfraquecem a musculatura e dão aquele aspecto de pancinha ao abdome.
Na abdominoplastia, todo o segmento de pele da região abaixo do umbigo é retirado, os músculos retos abdominais são tratados e a pele é tracionada para baixo, deixando a cicatriz na linha do biquini da paciente. O umbigo da paciente é o mesmo, somente é reposicionado sobre a pele puxada. Esta cirurgia é muito boa para pacientes com mais idade, sendo pouco indicada para pacientes que ainda não tiveram filhos e que pretendem ter.
Estas cirurgias são indicadas somente para pacientes com gordura localizada, e não são formas de emagrecimento como algumas pacientes acreditam. Se a paciente esta muito acima do peso (obesa) a cirurgia plástica pouco tem a oferecer, e esta deve procurar primeiro um acompanhamento nutricional, endocrinológico, ou em casos de obesidade patológica, um serviço de cirurgia bariátrica.
Devemos lembrar que todas estas cirurgias devem ser realizadas por um médico habilitado, no caso um cirurgião plástico, de preferencia credenciado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (www.cirurgiaplastica.org.br), e devem sempre ser realizada em ambiente cirúrgico, com suporte hospitalar adequado (CTI) acompanhado de anestesista. Os exames pré-operatórios são imprescindíveis para a maior segurança.
Lembrem-se sempre que estes são procedimentos cirúrgicos de complexidade elevada, inclusive a lipo (hidrolipo, lipoescultura, HLPA) e devem sempre ser realizados em ambiente hospitalar, com total segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário