terça-feira, 26 de março de 2013

Rinoplastia Aberta - o que é isso doutor?


Estive recentemente em um Simpósio/curso de Rinoplastia em Dallas - Texas, onde este tipo de abordagem é extremamente comum. Alguns cirurgiões, a maioria neste lugar, preferiam a via aberta para realização da sua cirurgia de rinoplastia estética.

Mas entre cirurgiões plásticos é fácil definir o que é uma rinoplastia aberta, mas na conversa com pacientes isto não é tão claro! Claro que não explicaremos aqui o que é uma rinoplastia (cirurgia plástica estética do nariz - explicado em um artigo anterior neste mesmo blog), vamos somente comentar, de forma simples e fácil, o que é uma rinoplastia aberta.

Quando falamos em rinoplastia aberta queremos dizer que irá haver uma incisão na área da columela (parte de pele na base do nariz, entre as duas narinas), e isto facilitará ao cirurgião a ver as estruturas nasais a serem tratadas. O cirurgião complementa a incisão por dentro das narinas, onde estas cicatrizes não ficam aparentes. Resumindo, o cirurgião faz a incisão dentro do nariz e também na base do nariz, permitindo o levantamento da pele do nariz como um capô de um carro, para expor melhor as estruturas.

A escolha da abordagem, aberta ou fechada, geralmente é da preferência do cirurgião, e o que vai ser feito. Quando o nariz já foi mexido uma ou mais vezes, e ainda a alterações estéticas remanescentes, a via aberta pode ser uma boa escolha, pois irá ser visto todas as estruturas a serem consertadas. Alguns cirurgiões fazem esta cirurgia para todas as suas abordagens, como vi nos EUA. Apesar de ter uma cicatriz externa, esta fica inaparente quando bem feita. Quando há necessidade de enxertos (colocação de estruturas de cartilagens) para aumentar um dorso muito baixo, ou estruturar uma ponta nasal muito molenga, a via aberta facilita a colocação destas estruturas.

Converse sempre com seu cirurgião para retirar todas suas dúvidas da sua cirurgia. Quanto melhor informada, menos receio irá ter, e saberá se suas expectativas serão alcançadas ou não. Cuidado com promessas grandiosas, uma cirurgia bem feita de e ter aparência natural e respeitar as suas características físicas.

Procure sempre um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (www.cirurgiaplastica.org.br). Cirurgia Plástica é com cirurgião plástico, lembre-se disto. Qualquer dúvida pode nos contatar pelo email ou pelos comentários abaixo que iremos prontamente responde-los.









Nenhum comentário:

Postar um comentário