quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Proteção Solar


O sol é o principal responsável pelo envelhecimento da pele e pelo surgimento do câncer. Especialmente durante o verão ficamos mais tempo ao ar livre e expostos ao sol, aumentando o risco de queimaduras solares. Exatamente nesta época, o ultravioleta B, principal causador do câncer da pele, apresenta maior intensidade, por isso, todos os cuidados devem ser tomados para evitar a ação danosa do sol.

Os protetores solares (ou filtros solares) são agentes químicos de uso tópico capazes de dificultar que a radiação UV atinja e danifique a nossa pele. A radiação UV incide sobre a Terra junto com a luz do Sol, está dividida em dois tipos – UVA e UVB –, e provoca diversas reações em nossa pele.
A radiação UVA – cuja intensidade pouco varia ao longo do dia – penetra profundamente na cútis e aumenta o risco reações como câncer de pele e fotoenvelhecimento. Mais intensa no verão e no período entre 10h e 16h, a radiação UVB atinge a pele mais superficialmente e provoca queimaduras e vermelhidão.
Assim, qualquer tipo de exposição ao Sol requer o uso de filtro solar, que precisa ser aplicado diariamente, mesmo quando o clima está frio, nublado ou chuvoso, pois mesmo nessas circunstâncias 80% dos raios solares conseguem ultrapassar as nuvens e atingir a superfície. Apresentados em diferentes formas – gel, loção ou spray –, os filtros são produzidos com substâncias que protegem a pele ao absorver, refletir ou dispersar a radiação UV, minimizando seus efeitos.
O FPS (Fator de Proteção Solar) aponta o grau de proteção contra queimaduras oferecido pelo filtro solar. Quando alguém usa um filtro com FPS 30, por exemplo, significa que levará 30 vezes mais tempo para ficar vermelho do que se não tivesse aplicado o produto. Ou seja, está 30 vezes mais protegido do que se estivesse sem nada.
Como o FPS refere-se apenas ao grau de proteção contra a radiação UVB e ainda não existe consenso para classificar a proteção contra a radiação UVA, o ideal é optar por produtos que informem, na embalagem, oferecer proteção máxima contra radiação UVA/UVB. A eficácia varia conforme a quantidade aplicada e o tempo de exposição. Quanto maior o FPS, maior o nível de radiação UV filtrado pelo produto e maior o intervalo para sua reaplicação.
Existem hoje diversos protetores que protegem contra UVA e UVB, chamados de protetores solares de amplo espectro. Não existe uma medida padronizada de proteção a radiação UVA, como o FPS para a radiação UVB, cada marca de protetor usa uma escala diferente. 
A radiação ultravioleta A é a responsável pelo bronzeamento da pele, pelo envelhecimento da pele, mas também está envolvida no aparecimento do câncer de pele. Atualmente a radiação UVA é bastante relacionada ao aparecimento de melanoma.

Entendendo o rótulo dos protetores solares?

  • Resistente à água: O protetor solar continua efetivo após imersão por 40 minutos. Na avaliação feita em laboratório a pessoa seca ao vento, sem uso de toalhas que poderiam remover o protetor. Logo, quando se enxugar após entrar na água, reaplique o protetor solar.
  •  Muito resistente à água: O protetor solar continua efetivo após imersão por 80 minutos.
  •  Livre de PABA ou "PABA Free": filtros que não contém a substância PABA, que pode causar alergias.
  • Livre de óleo ou "oil free": filtros cujos veículos não contêm substâncias oleosas. São indicados para pessoas de pele oleosa ou com tendência à formação de cravos e espinhas.
  • Não comedogênico: filtros que não obstruem os poros, evitando assim a formação de cravos. São também indicados para pessoas de pele oleosa e com tendência à formação de cravos e espinhas.
  • Hipoalergênico: utiliza substâncias que geralmente não provocam alergias.
O filtro solar precisa ser usado diariamente por pessoas de todas as idades, independentemente da tonalidade da pele. Pessoas de pele negra ou morena também precisam de proteção e devem apostar em produtos com FPS 15, no mínimo, enquanto as peles mais claras requerem FPS ainda mais elevado.
Bebês a partir dos seis meses, crianças e adolescentes também precisam cultivar o hábito de usar protetor. Afinal, a Organização Mundial de Saúde estima que cerca de 80% da exposição solar que acumularemos ao longo da vida ocorra até os 20 anos. Para os bebês e crianças, recomenda-se o uso de produtos específicos, que não bloqueiam a síntese da vitamina D, – nutriente fundamental para facilitar a absorção de cálcio pelo organismo – que é estimulada pelo Sol. Mais propensos a ter pele oleosa, os adolescentes podem apostar em produtos em gel e oil-free, para minimizar o risco de acne.

Uso de roupas ajuda a proteger do sol? 


    As roupas ajudam na proteção ao sol. Para a prática de esportes ao ar livre, para situações que dificultem a reaplicação do filtro solar ou no caso das crianças com menos de 6 meses, as roupas podem ser uma boa opção para quem quer proteger a pele do sol. A proteção conferida pela roupa depende do tipo de tecido e do fato de estar seco ou molhado. Os tecidos de algodão, mais leves, oferecem proteção menor. Já os sintético, como a lycra dão maior proteção. Veja os fatores de proteção das roupas abaixo:
 Tecidos FPS
 Camiseta molhada 11
Camiseta seca  16
 Lycra molhada 24
 Lycra seca 35


Em todas as épocas do ano, a exposição ao sol deve ser feita moderadamente e com a proteção adequada, sempre. Caso haja qualquer anormalidade, recomenda-se procurar imediatamente um dermatologista.

 E se você exagerou e ficou com uma baita queimadura solar, visite o blog pelecarioca.blogspot.com para saber mais sobre queimadura solar, escrito pela nossa dermatologista Dra. Jeanne Herdy.



Fonte: Dra Jeanne Herdy (Dermatologia Medbeauty), site SBCD, Blog Dr. Gustavo Alonso Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário