sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

8 alimentos para combater o estresse

Com a correria dos dias de hoje, as pressões da sociedade nos levam a cada vez mais sofrer com problemas relacionados ao estresse. Além disso, neste dia-a-dia tumultuado fica cada vez mais ter uma correta alimentação e nos manter saudáveis. Este post tem por objetivo identificar alimentos que ajudam a combater o estresse com alternativas saborosas, saudáveis e fáceis de ser encontradas.



1- Chocolate Amargo

O chocolate amargo é rico em flavanóides, que é conhecido por suas propriedades relaxantes (o chá de camomila também tem altos índices de flavanóides, por isso é um calmante conhecido). Contém, também, phenetilamina, substância que melhora o humor. Quanto mais amargo e escuro o chocolate, mais saudável este é, então procure as barras de cacau a 70% ou mais.








2 - Leite Desnatado



Não é lenda quando se diz que um copo de leite morno é relaxante. Um estudo mostrou que mulheres que beberam mais de 4 copos de leite desnatado ao dia tiveram menos sintomas de TPM do que as que tomaram menos que um copo na semana.








3- Aveia

Carboidratos auxiliam na produção de seroronina, hormônio com propriedades calmantes que ajudam a reduzir os efeitos maléficos da ansiedade, e isto explica o porque queremos tanto doce quando estamos estressados. Você pode se render aos seus desejos, porém recomendamos ser mais saudável. A aveia é rica em fibras, fazendo com que os carboidratos sejam absorvidos mais lentamente, deixando você saciado mais tempo e mantendo os níveis de açúcar no sangue mais estáveis.


4- Salmão

Estudos mostram que o ômega 3, que é abundante no salmão,ajuda a melhorar os sintomas do estresse pelo aumento da serotonina e também reduz os níveis de hormônios do estresse, como a adrenalina e o cortisol.










5 - Nozes


Calma, não é a piada antiga de "as arvoreses somos nozes"... A nós tenha mostrado benéfica no combate a pressão alta, que é muito bem vinda a quem já trabalha com a adrenalina a toda (estressados). Os efeitos são tão benéficos que o FDA americano recomenda a ingestão de 3 a 5 nozes ao dia.



6 - Sementes de Girasol


Estas são ricas em folato, que ajuda o cérebro a produzir a dopamina, conhecida por seu efeito de prazer.










7 - Espinafre

O magnésio, rico em todas as verduras com cor verde mais escura, ajuda o corpo a responder melhor as situações estressantes.









8 - Morangos


São ricos em antioxidantes que ajudam a diminuir o efeito do cortisol, um hormônio importante do stress.

Nenhum comentário:

Postar um comentário