segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Rinoplastia: a cirurgia do nariz

O nariz é o centro da face, e muitas vezes centro das atenções de muitas pessoas. Alguns se incomodam por ter o nariz muito grande, outros por ter as asas muito largas, outros por ter um ossinho no dorso saliente, e vários outros pequenos incômodos que só quem tem sabe o quanto incomoda.

incisão da rinoplastia aberta
A correção destes defeitos podem ser feitos através de uma rinoplastia fechada, onde as incisões ficam todas dentro da cavidade nasal, não sendo visualizadas externamente. Outra forma é a rinoplastia aberta, onde existe uma incisão na columela, que é a estrutura entre as narinas, na base do nariz. Estas incisões são de escolha do cirurgião e sua experiência.

Além de defeitos estéticos, podem também ser corrigidos alguns defeitos funcionais nasais, como um desvio de septo.

A rinoplastia deve respeitar a forma nasal, manter as expectativas da paciente dentro da realidade, evitando gerar falsa expectativas quanto a resultados inalcançáveis. Então sempre discuta suas expectativas com seu cirurgião para alcançar o melhor resultado possível para seu nariz.

Outra coisa é respeitar algumas características étnicas do paciente. Sabemos que pacientes de origem africana têm narizes com base mais alargada assim por diante, e essas características devem ser esclarecidas pelo médico ao seu paciente.

Alguns cirurgiões plásticos realizam simulações de pós-operatório em computadores, porém deve-se ficar claro que estas simulações são somente para dar uma idéia de resultado e nunca deve ser encarada como resultado em si, pois a cicatrização, regressão do edema e outras coisas que influenciam no resultado não são levadas em conta nestas simulações.





O mais importante é sempre procurar um médico credenciado a sociedade de cirurgia plástica para garantir a melhor formação deste profissional, pois no mercado existem vários médicos, como otorrinos, dermatologistas, médico estéticos, etc, que realizam tal cirurgia e algumas vezes com resultados desastrosos. Você pode checar se seu médico é cirurgião plástico credenciado no site da SBCP (www.cirurgiaplastica.org.br). Perguntas podem ser feitas nos comentários a seguir que terei o maior prazer em esclarecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário