quarta-feira, 11 de julho de 2012

O que é CONTRATURA CAPSULAR nas cirurgias de próteses mamárias?

Contratura capsular acontece quando a cápsula que envolve a prótese mamária se espessa e deforma o implante de silicone, alterando a forma da mama e algumas vezes trazendo desconforto, como dor a paciente. É a complicação mais comum nas cirurgias de implantes mamários.

Antigamente esta complicação era bem frequente, ocorrendo em 30 a 40% das cirurgias de próteses mamárias. Isto se explicava porque eram usados implantes de cobertura lisa e com conteúdo líquido (ambos silicone, claro). Com a modernização dos implantes mamários, com o uso do gel de preenchimento de alta coesividade e a cobertura texturizada ou de poliuretano, a prevalência de contratura capsular caiu para menos de 5% nas estatísticas gerais.

Para entendermos a contratura devemos falar sobre como o corpo reage materiais estranhos, neste caso a prótese.  Quando o corpo encontra algo estranho a ele este tenta destruí-lo, expulsá-lo ou isolá-lo. Como as células são muito pequenas para destruir e expulsar estas se unem e formam uma cápsula fibrótica para isolar o implante, fenômeno normal de qualquer cirurgia. Porém esta cápsula formada é tênue e elástica, mantendo a forma do implante nela englobada. Mas em algumas pacientes esta cápsula pode se tornar espessa, resistente, podendo até conter calcificações, e se contrair, deformando o implante mamário.




Quando ocorre a contratura algumas medidas podem ser tomadas, como massagem associada ao ultrassom para tentar amenizar uma contratura leve, porém em casos moderados a graves, onde a deformação já esta instalada e associados a dor, a cirurgia deve ser indicada para melhor resultado. Nesta cirurgia é feita a retirada destas próteses e a retirada da cápsula. Pode ser colocada uma nova prótese nesta mesma cirurgia, sendo de minha preferência trocar o material de cobertura, ou seja, quando a contratura ocorreu em um implante texturizado, troco para um de poliuretano, e vice-
versa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário