sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Cirurgia das Mamas - aumentar, reduzir ou levantar.



As mulheres estão cada vez mais incomodadas com sua forma corporal, e as mamas são sempre lembradas quando perguntamos qual parte do corpo se sentem desconfortáveis.
A forma mamária pode ser um incomodo quando esta é muito grande, pequena ou quando esta caída. Esta variedade de problemas podem apresentar soluções diversas, indo desde pequenas cicatrizes para a colocação de uma prótese de silicone, ou até uma grande cicatriz em "T invertido".
Para melhor entendermos cada situação, vamos exemplificar de acordo com a mama feminina. Devemos lembrar que a mama é composta pelo invólucro de pele, glândula mamária e tecido adiposo (gordura).

- REDUÇÃO MAMÁRIA

A hipermastia é a nomenclatura dada a mamas de tamanho aumentado, podendo trazer problemas até a postura da mulher por causa do peso desta mama.

Quando a mulher sofre desta anomalia a cirurgia recomendada é a mamoplastia redutora. Como o próprio nome já diz, esta cirurgia visa reduzir o tamanho da mama (pele, gordura e glândula) para tamanho e volume adequado aquela paciente.
A composição da mama aumentada também pode variar de mulher para mulher. Algumas tem uma mama mais glandular, dando uma textura mais firme a esta, o que também resulta em um resultado mais duradouro. Mulheres com mamas mais gordurosas a textura fica mais molenga, frouxa, dificultando a manutenção da forma da mama a longo prazo.
Por causa do objetivo desta cirurgia é reduzir o tamanho mamário, a colocação de um implante nem sempre é recomendado, pois agregaria o volume retirado da mama reduzida, deixando-a com volume parecido com o anterior a cirurgia.
A cirurgia pode ser feita com uma cicatriz periareolar (circular em volta da aréola), com uma cicatriz em forma de "J" ou "L", ou através da clássica cicatriz em "T invertido", preferida pela maioria dos cirurgiões, inclusive este que vos escreve.






A cicatriz periareolar pode alargar ao passar do tempo, tornando-se uma cicatriz de aspecto inestético, por isso não é a escolha de muitos cirurgiões. As cicatrizes em "T", "J" ou "L" diminuem as as forças sobre uma só cicatriz, diminuindo as chances de cicatrizes alargadas.

-MASTOPEXIA
Este é o procedimento realizado quando se quer levantar a mama, sem diminuir seu tamanho. Podemos, inclusive, colocar uma prótese de silicone, e neste caso, aumentar a mama e levantando-a nesta mesma cirurgia.

A cirurgia pode ser realizada através de uma cicatriz circular em volta da aréola, porém esta também não é a escolha de muitos cirurgiões por ter maior chance de cicatrização alargada, inestética, ainda mais quando se agrega a utilização de uma prótese, deixando tensa a cicatriz final.

A cicatriz preferida é a cicatriz em "raquete", ou com a forma de "pirulito". Esta é usada quando existe pequena ptose (queda) da mama. Quando esta queda é mais acentuada uma cicatriz em "T invertido" se faz necessária. Em ambas as técnicas o volume mamário não é reduzido.

-MAMOPLASTIA DE AUMENTO
Esta é a cirurgia mais realizada das mamas, a segunda mais realizada no Brasil de todas as cirurgias estéticas.
Quando falamos em mamoplastia de aumento, queremos dizer que iremos aumentar as mamas sem grandes cicatrizes. Esta é a cirurgia com uso de próteses de silicone.
Já discutimos este tema em alguns post mais antigos, e você pode vêlos em nosso blog (papodedoutor.blogspot.com). Fique a vontade de rever estes ou outros de nossas postagens, sobre cirurgia das mamas e muitas outras sobre as cirurgias plásticas.

Qualquer dúvida ou comentários podem postar logo a baixo ou mandar pelo email medbeauty@ig.com.br que o Dr. Matthews Herdy irá responde-los. Lembre-se sempre de procurar um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para realizar sua cirurgia com toda segurança.