sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

8 alimentos para combater o estresse

Com a correria dos dias de hoje, as pressões da sociedade nos levam a cada vez mais sofrer com problemas relacionados ao estresse. Além disso, neste dia-a-dia tumultuado fica cada vez mais ter uma correta alimentação e nos manter saudáveis. Este post tem por objetivo identificar alimentos que ajudam a combater o estresse com alternativas saborosas, saudáveis e fáceis de ser encontradas.



1- Chocolate Amargo

O chocolate amargo é rico em flavanóides, que é conhecido por suas propriedades relaxantes (o chá de camomila também tem altos índices de flavanóides, por isso é um calmante conhecido). Contém, também, phenetilamina, substância que melhora o humor. Quanto mais amargo e escuro o chocolate, mais saudável este é, então procure as barras de cacau a 70% ou mais.








2 - Leite Desnatado



Não é lenda quando se diz que um copo de leite morno é relaxante. Um estudo mostrou que mulheres que beberam mais de 4 copos de leite desnatado ao dia tiveram menos sintomas de TPM do que as que tomaram menos que um copo na semana.








3- Aveia

Carboidratos auxiliam na produção de seroronina, hormônio com propriedades calmantes que ajudam a reduzir os efeitos maléficos da ansiedade, e isto explica o porque queremos tanto doce quando estamos estressados. Você pode se render aos seus desejos, porém recomendamos ser mais saudável. A aveia é rica em fibras, fazendo com que os carboidratos sejam absorvidos mais lentamente, deixando você saciado mais tempo e mantendo os níveis de açúcar no sangue mais estáveis.


4- Salmão

Estudos mostram que o ômega 3, que é abundante no salmão,ajuda a melhorar os sintomas do estresse pelo aumento da serotonina e também reduz os níveis de hormônios do estresse, como a adrenalina e o cortisol.










5 - Nozes


Calma, não é a piada antiga de "as arvoreses somos nozes"... A nós tenha mostrado benéfica no combate a pressão alta, que é muito bem vinda a quem já trabalha com a adrenalina a toda (estressados). Os efeitos são tão benéficos que o FDA americano recomenda a ingestão de 3 a 5 nozes ao dia.



6 - Sementes de Girasol


Estas são ricas em folato, que ajuda o cérebro a produzir a dopamina, conhecida por seu efeito de prazer.










7 - Espinafre

O magnésio, rico em todas as verduras com cor verde mais escura, ajuda o corpo a responder melhor as situações estressantes.









8 - Morangos


São ricos em antioxidantes que ajudam a diminuir o efeito do cortisol, um hormônio importante do stress.

domingo, 9 de dezembro de 2012

Exames Pré Operatórios: são realmente necessários???

Sempre que acontece alguma complicação ou até mesmo morte em cirurgia plástica, esta ganha grande atenção da mídia, tentando achar culpados sem nem mesmo avaliar cada situação.
Existe uma máxima na medicina, usada para os cirurgiões, e neste caso não só os cirurgiões plásticos, mas todos os cirurgiões, que "só tem complicação quem opera". Apesar de lógico, estatisticamente falando, quanto mais um cirurgião opera em volume, maior a chance deste se deparar com algum tipo de complicação, independente da causa.

O caso recente que ganhou a mídia, de uma modelo de Goiânia que veio a falecer trouxe mais uma vez as complicações de uma cirurgia plástica estética a tona. O grande questionamento desta vez foi que esta paciente não realizou exames de pré-operatório. Este dado foi referido por um parente da paciente em um programa de TV.

Para esclarecermos isto de uma vez podemos recorrer a literatura médica de referência, no caso o livro Sabiston - Tratado de Clínica Cirúrgica, onde fica exposto que por inúmeros estudos a não necessidade de realização de nenhum exame de pré-operatório em pacientes jovens (<35 anos) sem nenhuma história de doença conhecida. Ou seja, em uma paciente hígida jovem não há necessidade de exames antes de uma cirurgia qualquer (não só da cirurgia plástica, mas de todas as especialidades).

Porém isto não quer dizer que não devemos realizar tais exame. Como a industria do litígio médico hoje já esta arraigada em nosso meio, é prudente ao médico documentar com exames, imagens e consentimentos assinados pela paciente para se resguardar de problemas futuros no caso de alguma complicação. Devemos lembrar que o resultado de uma cirurgia não depende somente do médico e do procedimento, mas depende de uma série de fatores extremamente complexos que devem ser avaliados e acompanhados no decorrer da recuperação da paciente em questão.

Uma rotina básica de exames não onera muito e serve como um meio de interação melhor entre médico e paciente.



Qualquer dúvida ou comentário estou a disposição. E lembre-se escolha sempre um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para realizar sua cirurgia.