quinta-feira, 31 de maio de 2012

Contorno Corporal - o que a cirurgia plástica pode fazer por você.


As mulheres, principalmente, estão sempre preocupadas com aquelas gordurinhas localizadas e a cintura que tende a desaparecer quando estão um pouquinho acima do peso. Existem várias técnicas na cirurgia plástica para melhorar a área do tronco (abdome e dorso). Aqui vamos explicar os procedimentos para melhorar o contorno corporal e quando são indicadas.


Começaremos discutindo a lipoaspiração. Este procedimento visa retirar a gordura de áreas onde o seu acúmulo mascara o contorno do corpo, como dorso, cintura, e abdomem. A gordura é retirada através de cânulas com espessura mais fina que uma caneta esferográfica, por incisões camufladas em locais estratégicos,como na linha do biquini, dentro do umbigo, etc., que ao cicatrizarem ficam imperceptíveis. A lipoaspiração é um ótimo método para paciente com boa elasticidade de pele, e com pouca gordura localizada, uma vez que a retirada em excesso pode gerar uma acentuação da flacidez cutânea, por isso a lipo é muito indicada em pacientes jovens e consideradas magras.
Devemos também explicar que existem diferentes nomes usados hoje para a lipoaspiração, numa tentativa de atenuar a complexidade deste procedimento cirúrgico e torna-la mais comercialmente aceitável. Os nomes mais usados são: lipoescultura, hidrolipo, HLPA (hidrolipoplastia), lipo light, etc. Estes nomes são todos os mesmos procedimentos, somente levam esta nomenclatura para ter melhor aceitação do público.
Para pacientes com alguma flacidez, porém não acentuada, e gordura localizada, podemos indicar o lipominiabdome, que consiste na lipoaspiração associada a uma retirada de um pouco de pele sobre o púbis, com extensão da cicatriz semelhante a uma cesariana. A cicatriz, igual a uma cesariana, fica sobre o pubis na área da calcinha feminina, sendo totalmente escondida por esta. O lipominiabdome é muito bom quando a paciente não tem flacidez acima do umbigo, uma vez que a tração da pele não chega a este segmento.
Por último, temos a abdominoplastia, que é indicada quando a flacidez abdominal é mais acentuada e existe gordura localizada ou não. Algumas pacientes apresentam também um afastamento dos músculos abdminais centrais (reto abdominal), que enfraquecem a musculatura e dão aquele aspecto de pancinha ao abdome.
Na abdominoplastia, todo o segmento de pele da região abaixo do umbigo é retirado, os músculos retos abdominais são tratados e a pele é tracionada para baixo, deixando a cicatriz na linha do biquini da paciente. O umbigo da paciente é o mesmo, somente é reposicionado sobre a pele puxada. Esta cirurgia é muito boa para pacientes com mais idade, sendo pouco indicada para pacientes que ainda não tiveram filhos e que pretendem ter.
Estas cirurgias são indicadas somente para pacientes com gordura localizada, e não são formas de emagrecimento como algumas pacientes acreditam. Se a paciente esta muito acima do peso (obesa) a cirurgia plástica pouco tem a oferecer, e esta deve procurar primeiro um acompanhamento nutricional, endocrinológico, ou em casos de obesidade patológica, um serviço de cirurgia bariátrica.
Devemos lembrar que todas estas cirurgias devem ser realizadas por um médico habilitado, no caso um cirurgião plástico, de preferencia credenciado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (www.cirurgiaplastica.org.br), e devem sempre ser realizada em ambiente cirúrgico, com suporte hospitalar adequado (CTI) acompanhado de anestesista. Os exames pré-operatórios são imprescindíveis para a maior segurança.
Lembrem-se sempre que estes são procedimentos cirúrgicos de complexidade elevada, inclusive a lipo (hidrolipo, lipoescultura, HLPA) e devem sempre ser realizados em ambiente hospitalar, com total segurança.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Quando trocar meu implante de silicone

Esta é uma pergunta freqüente em meu consultório e nos de vários amigos cirurgiões plásticos.
As pacientes sempre se preocupam com uma data específica, sempre citando os 10 anos como data mais adequada.

Existe uma certa verdade neste número, uma vez que os fabricantes de implantes mamários já divulgaram no passado que os implantes não deveriam permanecer por mais de 10 anos, necessitando a troca após este período.

Hoje esta recomendação não é mais válida, pois a tecnologia de produção dos implantes mudou muito, garantindo a segurança dos implantes por um período maior de tempo, chegando até alguns fabricantes darem garantias vitalícias dos seus implantes.

A fabricação atual de implantes é realizada sobre rigoroso controle de qualidade. As duas grades mudanças foram o aumento da coesividade do gel de silicone que preenche o implante, e a melhora na cápsula que recobre este gel, levando a grande segurança e pequenos índices de ruptura destes. A coesividade do gel é o que permite a viscosidade do gel, impedindo o vazamento, mesmo nos casos de ruptura do implante.

As trocas geralmente ocorrem quando a paciente quer mudar a forma das mamas, aumentar ou diminuir, ou quando há ruptura do implante.

Atualmente houve grande repercussão da mídia sobre algumas próteses fabricadas com pouca qualidade e com gel de silicone industrial em seu interior. O Ministério da Saúde recomendou somente o acompanhamento clínico destas pacientes com exames de imagem para avaliar o risco de ruptura ou se esta já existe, recomendando a troca somente nestes casos. Minha opinião é que estes implante deveriam ser trocados de imediato, e não após a ruptura, uma vez que o extravasamento seria de difícil retirada completa, pois o gel industrial de silicone é líquido e permeia facilmente nos tecidos mamários.


Lembre-se sempre de contactar seu cirurgião plástico para discutir a melhor conduta e quando é a melhor hora da troca dos seus implantes.



domingo, 27 de maio de 2012

Cirurgia Plástica da face

A cirurgia da face é uma das mais requisitadas nas pacientes após o final da quarta década de vida. Esta cirurgia tenta minimizar os efeitos do tempo de forma mais prolongada do que os tratamento menos invasivos que são de resultado com curto prazo, trazendo algum grau de rejuvenescimento a face da paciente operada.








Com a idade, as rugas se tornam mais evidentes, e levam ao aspecto envelhecido à face, como os sulcos que vão do nariz a mandíbula (sulco nasogeniano), ou os sulcos perioculares (pés de galinha). Estes sulcos e rugas se tornam evidentes por alguns motivos, como a diminuição da gordura da face, ou pela perda da elasticidade da pele e queda por efeito da gravidade, levando a uma perda de volume do malar e apagamento da borda da mandíbula.



Para corrigir estes problemas devemos tratar as estruturas profundas a pele, reposicionando esta abaixo da pele. O excesso de pele é retirado pela cicatriz ao redor da orelha. Esta cicatriz entra no cabelo, na região temporal e atrás da orelha.

As pálpebras são tratadas de forma convencional, realçando os olhos com um resultado mais harmonioso.


Algumas pacientes apresentam excesso de gordura e bandas verticais no pescoço, abaixo do queixo, na região central. Isto é tratado através de pequena lipoaspiração e pelo tratamento da musculatura do pescoço, por uma incisão pequena embaixo do queixo.

Esta cirurgia deve sempre ser realizada por profissional capacitado, este sendo o cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Isto pode ser checado no site da sociedade, www.cirurgiaplastica.org.br.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Resultados mais naturais da cirurgia do bumbum


A cirurgia de aumento de glúteo por meio de inclusão de implante de silicone, até alguns anos, era feita somente por poucos cirurgiões plásticos, por obter resultados poucos naturais.
Por esta causa, a cirurgia de gluteoplastia sofreu ampla discriminação tanto no meio médico, como na mídia geral.